Apresentação e Postura Pessoal para Vender Mais

Você pode não perceber, mas está vendendo o tempo todo! Isto significa que mesmo quando você não está negociando produtos ou serviços, você está vendendo sua imagem e credibilidade através de sua postura pessoal.

O autor e conferencista Pierre Weil escreveu em seu livro “O Corpo Fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal” que a todo momento o corpo humano está emitindo sinais, facilmente interpretados através de nosso sistema biológico e que muitas vezes não percebemos de forma consciente, mas a nossa postura entrega todas as informações sobre o quanto estamos seguros ou não diante de uma situação.

Quando se trata especificamente de vendas, é comum um vendedor expressar ansiedade durante uma negociação e gerar insegurança ao cliente, que acaba não comprando o produto, ao passo que outros vendedores possuem uma postura de tamanha segurança, que são capazes de envolver o interlocutor de tal forma que nenhuma objeção é apresentada, a venda acontece de forma natural.

Sendo assim, além de uma boa dose de autoconfiança e conhecimento já citados em outros textos aqui do site, é imprescindível que o vendedor assuma uma postura positiva, e através de suas atitudes, busque a sintonia completa com o seu cliente.

Sintonizar com o cliente nada mais é do que criar rapport com ele, ou seja, uma relação de empatia, e esse é o início de todo encantamento. É muito simples, você já deve ter passado por uma situação em que vai em busca de um produto que deseja há muito tempo, porém, por não criar uma empatia com o vendedor deixa de comprar e pior, se chateia, afinal suas expectativas foram por água abaixo.

Para criar o rapport, o primeiro passo é receber o cliente com entusiasmo e demonstrar interesse nele. Ora isso parece tão obvio, mas nem sempre é assim que acontece, por incrível que pareça, muito vendedores assumem uma postura de atendentes e não de vendedores, ou seja, “se quiser comprar compre, se não quiser, tchau e obrigado”.

Muito bem, ao receber o cliente com entusiasmo, simpatia e demonstrar uma postura aberta a ouvir, você já deu um grande passo em direção à uma venda de sucesso.

Ouvir é fundamental, porque não adianta sair falando todas as qualidades dos produtos e dar uma aula para o cliente e não ouvir as suas necessidades. É preciso mergulhar nos desejos dos clientes e buscar as suas reais motivações.

Então, depois de ouvir e entender inicia-se o processo de apresentação e todos os passos técnicos de vendas.

Muito bem, mas e a aparência, conta muito na hora da venda? Conta sim!

Não quer dizer que você precisa ser uma Gisele Bündchen ou o Brad Pitt, mas você precisa estar vestido de acordo com a ocasião e também de acordo com a imagem que você quer passar de sua empresa.

A vestimenta, a roupa, a aparência de suas amostras de produtos devem estar de acordo com imagem de sua empresa, e isso gera confiança.

Um outro fator importante é assumir uma postura neutra diante de assuntos polêmicos, ou seja, quando se trata de assuntos íntimos como é o caso da venda de produtos eróticos, é necessário respeitar o cliente em sua forma de pensar, pode ser que ele tenha alguma ressalva a produtos para sexo anal, por exemplo, sendo assim, não insista e nem tente convencê-lo, tudo a seu tempo. Agora, se o cliente demonstrou que tem interesse porém não conhece, aí está a oportunidade de fazer uma super venda.

Lembre-se sempre, trate o cliente como ELE gostaria de ser tratado, cuide de sua imagem profissional, para assim colher clientes fiéis e o melhor, clientes que indicam.

 

Juliana Ribeiro

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